• Lucas Oliveira

GERENCIAMENTO DE FIREWALL




COMO FAZER UM GERENCIAMENTO COMPLETO DO MEU FIREWALL?

Antes de fazer um gerenciamento completo, vamos entender o que é e como funciona um Firewall. Com acesso à internet e tráfego de dados diários entre sua rede e a nuvem, as portas de entrada para ataques de hackers aumentam consideravelmente. E para evitar que eles entrem por elas, é preciso construir barreiras que freiem suas tentativas.

O firewall, então, é um sistema de segurança que você coloca na sua rede para protegê-la de acessos não autorizados de usuários que podem se infiltrar no seu banco bancos de dados e roubar informações confidenciais.

O nome traduzido em inglês quer dizer “barreira de fogo”, o que já deixa claro o objetivo de qualquer firewall: criar uma barreira de defesa para bloquear o tráfego de dados indesejados e liberar o acesso daqueles que são bem-vindos.

Quando há um firewall intermediando esses acessos, todas as informações de entrada e saída passam por ele, que examina cada um isoladamente e bloqueia aqueles que não têm os critérios de segurança especificados para o firewall.

Os firewalls devem ser adequadamente provisionados, atualizados e corrigidos para proteger contra ameaças internas e externas. Políticas e regras de firewall precisam ser atualizadas e mantidas para garantir a acessibilidade, fornecer segurança contra ameaças emergentes e manter a conformidade com os regulamentos. As melhores práticas de segurança e muitos regulamentos também exigem monitoramento contínuo de firewall para detectar e responder a ameaças.

Gerenciamento de Firewalls, no entanto, requer um conjunto de habilidades especializadas e atenção constante. Manter essas soluções atualizadas e corrigidas ao monitorá-las 24×7 é um desafio para muitas organizações. A HQS IT SOLUTIONS reduz esse fardo para os seus clientes com uma solução de gerenciamento e monitoramento de firewall que fornece atualizações, ajustes e monitoramento 24 x 7 x 365 por nossos especialistas de segurança.

Afinal, como fazer um gerenciamento completo do meu Firewall?

  1. Defina o seu plano de gerenciamento: Uma autoridade centralizada de gerenciamento de firewall e um processo documentado podem ajudar a impedir alterações indesejadas na configuração atual da rede, limitando os riscos que podem prejudicar a funcionalidade, impedir alterações futuras ou abrir uma brecha na segurança da rede.

  2. Regras de Firewall: Um firewall atua como uma espécie de peneira, deixando apenas determinados tipos de dados passarem. A escolha do que pode ou não passar é feito através do estabelecimento de políticas, isto é, regras de firewall. Regras de Firewall controlam o tráfego que tem permissão para entrar na interface de firewall. Uma vez que o tráfego passa pelo Firewall, uma conexão é criada na tabela de estado do Firewall, permitindo que todo o tráfego subsequente tenha permissão de entrada e saída. Existem dois modos na criação de políticas de firewall: modo restritivo e modo versátil. No modo restritivo, o firewall é configurado para bloquear todo o tráfego passando por ele e liberar somente o que foi configurado pelas regras. Já no modo versátil ocorre o oposto, todo tráfego pode passar e só é bloqueado o que as regras foram configuradas. As regras de Firewall possuem prioridades “Top down”, ou seja, a primeira regra sempre terá maior prioridade que as demais.

  3. Balanceamento de Links: Trata-se de uma funcionalidade no Next Generation Firewall que possibilita a conexão de dois ou mais links de internet, proporcionando um melhor gerenciamento do tráfego de forma que a utilização destes links seja balanceada entre os mesmos, e também a função “failover” (um link cai, o outro assume).

Possuir uma política de segurança sólida é algo fundamental em uma época em que os ataques a empresas tornam-se cada vez mais complexos. Agora que você já tem boas dicas para fazer a implementação de firewall na sua empresa, saiba também como o investimento em segurança da informação pode tornar o seu negócio mais eficiente. Entre em contato conosco e saiba como fazer as devidas aplicações de segurança em sua empresa. Conte sempre com um especialista!