top of page
  • Foto do escritorLucas Oliveira

SD WAN: REDES DE FILIAIS DEFINIDAS POR SOFTWARE: POR QUE E COMO FAZÊ-LAS?



PROFISSIONAIS DE TI RELATAM DESAFIOS SIGNIFICATIVOS NA IMPLANTAÇÃO

Os avanços na virtualização de redes de software criaram a oportunidade de combinar uma ampla gama de funções de rede em uma única plataforma. A aplicação de tecnologias definidas por software às redes de filiais – para criar o que podemos chamar de filial definida por software, ou ramificação SD – simplifica as operações de rede consolidando conectividade WAN (SD-WAN e roteamento), segurança de rede, Wi-Fi e a rede local em uma única plataforma fácil de implantar e gerenciar.


SD-WAN se tornando mainstream

As tecnologias de WAN definidas por software estão sendo implantadas rapidamente por organizações distribuídas para atender aos requisitos de ramificação para maior largura de banda, segurança e priorização de aplicativos. O SD-WAN pode ser implantado pela organização de TI – por meio de parceiros de canal – ou como um serviço gerenciado pelos provedores de serviços. Os provedores de SD-WAN continuam a aumentar a funcionalidade da plataforma com capacidade aprimorada de lidar com o tempo real, recursos de roteamento adicionais, maior segurança de rede e melhor gerenciamento centralizado.


Conectando redes de filiais

Muitas organizações distribuídas dependem das operações em suas filiais para gerar receita e aumentar a satisfação do cliente – por exemplo, lojas de varejo, restaurantes e bancos. Para essas organizações, implantar e gerenciar conexões WAN em suas filiais é uma função crítica de TI. A WAN precisa ser altamente confiável, segura e capaz de acompanhar os crescentes requisitos de largura de banda (o aumento médio é de 20% ao ano). Além disso, a WAN deve fornecer conexões previsíveis e de alta qualidade para aplicativos baseados em nuvem e em data centers.

Profissionais de TI relatam desafios significativos na implantação, manutenção e solução de problemas de redes de filiais. A seguir estão os principais desafios:

  • gerenciar o número de dispositivos de rede na filial, cada um com sua própria interface de gerenciamento;

  • implantar redes de filiais, o que geralmente requer uma visita da TI ao local;

  • Protegendo redes de filiais (muitas violações de rede ocorrem em locais remotos).

Pesquisas recentes indicam que a maioria das organizações de TI distribuídas possui seis ou mais dispositivos de rede ou de segurança nas filiais. Cada dispositivo tem sua própria interface exclusiva para implantação e gerenciamento remoto. Uma rede de agências possui muitos dispositivos de rede ou de segurança, normalmente sendo executados como dispositivos distintos. Alguns desses dispositivos incluem o seguinte:

  • comutadores Ethernet

  • controladores Wi-Fi

  • roteadores

  • Otimização de WAN

  • SD-WAN

  • VPNs IP

  • firewalls

  • sistemas de prevenção de intrusão e sistemas de detecção de intrusão

A filial definida por software usa os conceitos de SDN e virtualização de rede para empacotar todos os requisitos de rede mais populares em um serviço baseado em software que é executado em uma única plataforma. Suas funcionalidades podem incluir SD-WAN, roteamento, segurança de rede e rede (por exemplo, Wi-Fi). Como o SD-WAN, o SD-branch fornece implantação rápida, segurança integrada e monitoramento e gerenciamento centralizados. Ele fornece os benefícios da agilidade de TI, custos de hardware reduzidos e simplificação operacional.

Muitos provedores de SD-WAN, roteadores e Wi-Fi estão posicionados para fornecer produtos de ramificação SD, incluindo Cisco, Aruba Networks, Cradlepoint, Citrix, Silver Peak, VMware, Talari e Versa Networks da Hewlett Packard Enterprise.


Para saber mais, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Caso queira um material exclusivo de SD WAN, entre em contato conosco pelo email: [email protected] ou pelo telefone 11 97738-9000

bottom of page